quarta-feira, 13 de junho de 2012

EXATO E SINIOSO AMOR


Você pragmática fazendo sua conta.
Eu não conto, as folhas da planta
Como unir o que não se encontra
Só o destino por ser tão traquino
acaba unindo ponta com ponta.  

Mas, não podia dá certo, nosso incerto amor.
Percebemos quando deixamos de ser flor
A sua natureza já era certamente exata.
Seguia a regra como formula matemática.

Eu seguia o meu coração caprichoso.
Tenho prazer com o que é sinuoso.
Gosto de andar em caminho tortuoso.
Se você acha ruim, eu acho gostoso.

Você sedentária, amarrada no seu berço.
Eu nômade, andarilho ser endereço.
Você faz arremate de um simples embaraço.
E eu transformo em força, o meu fracasso.

No final disso tudo, pagamos um preço.
Ganhamos experiência pra um recomeço.
Os anos passaram e hoje eu reconheço.
Que me fortaleci com o próprio tropeço


Manoel Messias (Poeta-Zagaia)








terça-feira, 12 de junho de 2012

GOVERNO JATENE ABANDONA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARÁ

                                                         CUMARÚ DO NORTE

          Daqui há um mês as escolas estaduais da região iniciarão as provas para o fechamento do 2º bimestre, e o ano letivo ainda nem começou em Cumaru do Norte para os alunos do ensino médio. O município que era atendido pelo SOME (Sistema Modular de Ensino) teve a promessa de ter o ensino regular implantado, entretanto, até o momento as aulas não começaram, e o ano letivo já está comprometido.
           Após 4 meses sem aulas, vários são os alunos que começam a frequentar aulas em Redenção, na tentativa de não perderem o ano de estudos. Mas esta não é uma realidade que se aplica a todos, uma vez que nem todas as famílias tem condições de deslocarem seus filhos para outros municípios para seguirem os estudos.
           Os alunos que estão começando estudar agora, já perderam todo o 1º bimestre, e quase a metade do 2º. Pior mesmo está para os que ficaram em Cumarú, pois não sabem quando terão aulas este ano.

FALTA DE PROFESSORES E CONDIÇÕES INSALUBRES
          

Já em Redenção, apesar do ano letivo ter iniciado na época prevista, os alunos não estão menos prejudicados. Na escola Palma Muniz faltam professores para várias matérias: artes, língua portuguesa, geografia e física. Assim, os alunos só tem aulas 3 ou 4 dias por semana.
Esse transtorno se deve a dois fatores:

1º) o estado aumentou o número de aulas por semana, manhã e tarde de 30 para 35, noite de 25 para 30;

2º) não contratou professores para as matérias considerando a carga horária que ampliou.

           As mudanças e a falta de planejamento resultaram neste desastre, que só tem ajudado a piorar a oferta do ensino público, e tem como maior prejudicada a juventude da região que busca na educação condições para melhorar sua vida.
           Não bastasse a falta de professores, a escola Palma Muniz sofre com mais dois outros problemas gravíssimos: o calor excessivo, pois é coberta com telhas de amianto, e as precárias condições dos banheiros. É possível experimentar temperaturas de mais de 30º, mesmo nos últimos horários de aula da noite. Quanto aos banheiros, o odor fétido alcança todo o pátio, chegando a incomodar as salas vizinhas.
          Vale lembrar que duas esferas de governo usam as instalações da escola Palma Muniz, o estado e o município, o primeiro com o ensino médio, e o segundo com o ensino fundamental, e mesmo tendo duas instâncias de poder utilizando o mesmo prédio ele continua mal cuidado, porque não dizer abandonado. É um exemplo de incompetência ao quadrado.
          Até quando a educação e os nossos jovens continuarão sendo desrespeitados pelos nossos governantes?



O Povolê

PEQUENOS AGRICULTORES REALIZAM 3° JORNADA DE LUTAS EM REDENÇÃO




A FETRAF (Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar) realizou nos dias 17 e 18 de maio, na sede campestre do SINTRACOMRRE, no bairro São José, em Redenção, um encontro regional. Representantes de 28 municípios estiveram presentes, distribuídos em 52 Associações e 8 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Sul e Sudeste do Pará.

O encontro contou com a presença da Deputada Bernadete (PT); o coordenador da FETRAF estadual Francisco Ferreira de Carvalho (Chico da Cib); o Coordenador Estadual de Política Agrária da FETRAF - Genivaldo Ribeiro Araújo; o Coordenador de Política Agrária Nacional - Lázaro de Souza Bento; o coordenador da Regional Sul da FETRAF - João Batista (Joãozinho); A Coordenadora Estadual e Nacional da Secretaria das Mulheres - Vivian Oliveira; o Superintendente do INCRA - Edson Luiz Bonetti; O Chefe da Unidade Avançada do INCRA de Conceição do Araguaia - Emival Amâncio de Sousa, a ouvidora Agrária da UECA; O Gerente do Banco da Amazônia - Flávio Coelho; João Paulo Novaes; o Presidente dos Trabalhadores do Comércio - Vanderlei do Sindicato, a Vereadora Lucileide (PT); o professor Zagaia – assessor do encontro e da deputada Bernadete; Maria Áurea – Secretária Executiva da FETRAF Estadual; Claudio Santos Martins – Assessor da FETRAF e Gerente da AGROPARÁ...
As principais pautas foram: O financiamento da Agricultura familiar; Assistência Técnica Rural e o Acesso ao DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF).
Os debates, sobre o financiamento, giraram em torno do fato dos bancos públicos não estarem aprovando financiamento de projetos que impulsionam a produção da agricultura familiar, não por falta de recursos, mas por causa da emissão da DAP. Ficou acordado que o INCRA, juntamente com os bancos irão encaminhar a solução do problema.
Sobre a questão da Assistencial Técnica Rural, o INCRA comprometeu-se em realizar uma chamada pública o mais rápido possível, para que as empresas de assistência técnica possam prestar esses serviços. Devem ser contratados engenheiros agrônomos, florestal, ambiental e centenas de técnicos agrícolas para fazerem o planejamento da produção de grãos e hortifrutigranjeiros em cada assentado. A novidade que os serviços devem ser aprovados pelos próprios colonos, o critério será a produtividade.
A FETRAF também cobrou do INCRA a emissão de posse da fazenda Jaú e da fazenda Estiva. Bonetti (Superintendente do INCRA) se comprometeu em agilizar os processos o quanto possível.
                                                                                                                       


                                                                                                                                          O POVOLE

XINGUARA PARTICIPA DO PROGRAMA SELO UNICEF


           A prefeitura de Xinguara promoverá O Circuito Esporte e Cidadania. Esta ação será implementada pela Secretaria de Muncipal de Educação e conta com a orientação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. O município é participante do programa Selo UNICEF, e foi aprovado na Edição 2009-2012. O objetivo deste programa consiste na promoção de políticas públicas voltadas para o esporte e lazer.
          Esse evento proporcionará a população Xinguarense a vivência de uma variedade de modalidades esportivas, acompanhamento familiar e apreciação de apresentações culturais.
           O objetivo é conscientizar crianças, adolescentes, suas famílias, as escolas e a comunidade sobre a importância do esporte para a vida e para a cidadania. O evento acontecerá em duas etapas, sendo que a primeira foi realizada na zona urbana dia 19 de maio, no Estádio J. Santos das 13:00 h às 18:00 h. A segunda etapa será realizada no Distrito Rio Vermelho, no dia 03 de junho, na Sub Prefeitura e Complexo Escolar, e contará com a participação de alunos das escolas Betel, Raimundo Henrique de Miranda, Professor Acy de Barros, Professora Clementina Natal e Padre João Luiz Purguy.

SEMED/PMX




segunda-feira, 11 de junho de 2012

ESCOLAS RECEBEM KITS PARA MERENDA ESCOLAR

          As escolas públicas de Xinguara estão recebendo 6 mil novos kits para a merenda escolar,composto por: pratos, colheres, copos e cumbucas,todos conforme os padroes exigidos pelo MEC.
          O prefeito Davi Passos esteve nesta segunda feira (21) de maio, entregando os kits na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves.
          Na oportunidade estiveram presentes o Ex Secretário de Educação professor Cláudio Elias Marques, o Secretário Rildo Bento, e os vereadores; Arivaldo Santos Nascimento, Diones Moreira e Cícero almeida, e a maioria dos diretores das escolas.
          Ao todo receberãoos kits 24 escolas na área urbana e rural, e 5 creches.
          Hoje a merenda escolar em Xinguara é um exemplo para a região sul do estado com um cadápio variádo com produtos da região oriundos da agricultura familiar, o cardápio é composto por: galinhada, pão ao molho de carne moida, suco de frutas, canjica, sopa, iogurte com biscoito.
          Mais de 10 mil alunos são beneficiados.


                                                                                                                                          Juares Queiroz

FLORESTA DO ARAGUAIA REALIZA O 1° FORUM DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Aconteceu nesse domingo dia 20/05/2012, em Floresta do Araguaia, o I Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e do Trabalho, através de uma Comissão Organizadora que tinha a frente a Sra. Clemilda Campos. Esta junto com a APAE, não mediram esforços para que o evento fosse realizado.

Apesar de ser um dia de domingo, o Fórum foi um sucesso, a plenária Câmara Municipal ficou lotada. Em entrevista disse a Presidente da APAE de Floresta Leila Guedes: “Temos a realização desse fórum como uma conquista, sem falsa modéstia, da APAE no Município de Floresta do Araguaia, pois o MOVIMENTO APAEANO em todo o Brasil, tem como missão lutar para garantir e defender os direitos da pessoa com deficiência, estando este inserido ou não em uma de nossas unidades e Floresta faz parte desse Brasil”.

Além das propostas apresentadas durante o fórum, foi formada uma Comissão que sob a organização da APAE estará imbuída na luta para a implantação do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Floresta do Araguaia. Na ocasião foram escolhidos os 2 delegados que irão representar o Município de Floresta do Araguaia, na 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Belém.

Segundo a presidente da APAE – “O Município de Floresta ficou fora da 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu em abril desse ano, e até a presente data não conseguiu implantar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no município, mas em relação a pessoa com deficiência será diferente. Floresta do Araguaia estará presente na 3ª conferência que acontece em agosto e com certeza será muito bem representada pelo Luiz que é um portador de deficiência visual (baixa visão) que vai representando todos os portadores de deficiência do município de Floresta do Araguaia e pela fisioterapeuta Dra. Glória, que vai como representante do poder público e que já foi presidente da Apae (2009/2010)”.

O Fórum teve como palestrantes membros do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência vindos de Belém, Srs. Otávio Augusto de Oliveira (Saúde) e Eliseu Teixeira Ferreira (fundação Pestalozzi).


                                                                                                                                   EDSON BATATA

OBRAS DO MINHA CASA MINHA VIDA EM FLORESTA DO ARAGUAIA



          O sonho da casa própria está se tornando um pesadelo para algumas famílias no município de Floresta do Araguaia. As casas são de um investimento do Governo Federal, o Programa Minha Casa Minha Vida, e o valor destinado a obra é de R$ 780.000,00, para a construção de 60 moradias populares. Esse programa do governo Dilma atinge municípios de até 50.000 habitantes, que é o caso de Floresta. O prazo para a entrega dessas 60 casas às famílias é de 12 meses, no entanto, a obra foi iniciada no dia 07 de Fevereiro de 2011 e tem hoje apenas 30 casas inacabadas, as outras 30 moradias não saíram do alicerce. O prazo para a entrega da obra venceu há mais de 90 dias, as casas não estão prontas e o matagal está invadindo as construções.
           A construção de casas populares em Floresta do Araguaia foi promessa feita por todos os prefeitos que lá já passaram, entretanto, só agora a verba foi liberada, graças ao PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, programa esse que também vem construindo creches em vários municípios brasileiros, inclusive Floresta, que tem sua obra em andamento e com prazo de entrega previsto para o mês de novembro desse ano, com orçamento superior a R$1.200.000,00, liberado pelo governo Dilma.
           Na Vila Mendonça, em outra obra do Governo Federal, está sendo construído um posto de saúde que será referência na região, com um investimento superior a R$ 225.000,00, porém o prazo para a entrega da obra expirou no mês passado sem que a obra estivesse concluída. A a população da localidade está preocupada e ansiosa para ver a obra pronta e o posto funcionando.



O Povolê

Xinguara comemora 30 anos com entrega de veículos e serviços à população

    
            Milhares de pessoas se reuniram num gesto de fé e alegria para participar das atividades festivas em comemoração aos 30 anos de emancipação de Xinguara.
          Grande parte das atividades aconteceram na Praça Vitória Régia, mas a atividade do aniversário que mais chamou a atenção da população foi o grande desfile dos veículos e máquinas da prefeitura que percorreram as principais ruas da cidade. Mais de oitenta equipamentos entre automóveis, ônibus e máquinas.                                                     “Antes o município tinha menos de 10 unidades entre automóveis e máquinas, e hoje são mais de 80.” lembrou o prefeito em fala no inicio do desfile.
          Uma Ambulância foi entregue à comunidade no Distrito de São Francisco. Durante os três dias foram realizados shows com artistas conhecidos nacionalmente, como Kleber Lucas, Marquinho e Banda, mas os “artistas da terra” também foram prestigiados abrilhantando a comemoração com dezenas de apresentações.
           No dia 13, o prefeito fez o lançamento do “selo Xinguara 30 Anos”. Os selos serão usados nas correspondências oficiais do município, o povo se reuniu para cantar os parabéns e degustar o bolo de 30 metros, num clima de confraternização.
           A Sra. Vitorina Diasabeti Hendges, que chegou à região em 1977, quando Xinguara era ainda um vilarejo, iniciou o corte do bolo com o prefeito Davi Passos por volta das 18h ao lado de milhares de pessoas.

 Juarez Queiroz Fotos: Carol Messias/Atual Publicidade.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PROFESSOR ZAGAIA FALA SOBRE SUA PRÉ-CANDIDATURA À PREFEITURA DE REDENÇÃO


O Povolê: - Bom dia Professor Zagaia!
Zagaia: - Bom dia! Como nós acabamos de comemorar o dia do trabalhador e estamos próximos do dia das mães, eu quero aproveitar essa oportunidade para parabenizar todos os trabalhadores e trabalhadoras e as nossas queridas mães.
O Povolê: - Professor Zagaia, qual é mesmo o objetivo da sua pré-candidatura?
Zagaia: - A nossa pré-candidatura tem como objetivo, apresentar para população projetos que beneficiem a todos moradores de Redenção e, não apenas, aos amigos do prefeito eleito.
O Povolê: - Quem idealizou a sua pré-candidatura?
Zagaia: - Ela é apresentada pelo PT (Partido dos Trabalhadores), e é fruto da decisão de pessoas que acreditam ser possível um trabalhador administrar bem a prefeitura desta cidade, assim como Lula administrou o Brasil, ajudando, dessa forma, a população resolver os seus principais problemas sociais.
O Povolê: - A seu ver, qual o maior problema enfrentado hoje pela população redencense?
Zagaia: - O atendimento público de saúde. Quando as pessoas procuram atendimento médico nos postos de saúde pública e não são atendidas adequadamente, muitas vezes, saem com seu problema agravado, porque faltam médicos especialistas como, por exemplo, traumatologistas, cardiologistas, neurologistas, alergistas, além da falta de remédios na farmácia básica.
Segundo o Ministério da Saúde, Redenção deveria ter funcionando, no mínimo, 25 postos de saúde da família; inclusive com médicos especialistas em várias áreas, uma vez que o Governo Federal envia recursos para a instalação e manutenção de um postinho para cada 3.000 (três mil) habitantes, no entanto, aqui, só temos sete (7) instalados, mas sem equipes completas, conforme informação do Conselho Municipal de Saúde.
Por causa disso, as pessoas necessitadas de atendimento médico público, só são atendidas se ficarem devendo favor ao prefeito. Quem não é amigo do prefeito, fica na fila de espera do hospital regional, principalmente se tiver com algum osso quebrado.
O Povolê: - Como o senhor pretende solucionar esse problema?
Zagaia: - A nossa pré-candidatura acredita que o debate desse problema dever começar a partir da necessidade de se colocar para funcionar todos os 25 postos de saúde da família, de acordo com os critérios do Ministério. Além disso, o Ministério da Saúde desenvolve mais de 20 atividades, entre ações, programas e projetos destinados à saúde da criança, do adolescente, da mulher e do idoso. O que está faltando são projetos para buscar esses recursos e aplicá-los de forma correta.
O Povolê: - E quanto à falta de pavimentação?
Zagaia: - Outro problema grave, que a nossa pré-candidatura considera prioritário debater para resolver, é a falta de calçamento nas nossas ruas. Há casos em Redenção, que para o morador chegar a sua casa de carro ou de moto, tem que fazer voltas, porque várias ruas, do seu bairro, viraram crateras, esse é um problema que entra prefeito e sai prefeito e não se resolve. No inverno é lama, no verão é poeira.
Mesmo as ruas e avenidas do centro da cidade que estão asfaltadas, quando chove a água se acumula nos lugares baixos do asfalto e o pedestre se quiser andar após a chuva, têm que enfiar o pé na água e ainda correr o risco de ser encharcado por um carro que passar.
Falta boa vontade e seriedade para resolver, recurso tem. Basta ver a quantidade de pedras para paralelepípedo que tem na região. Além do mais, o Governo Federal, através de alguns de seus ministérios, está financiando projetos de pavimentação de ruas, de esgoto sanitário, manejo de resíduo sólido e drenagem de água da chuva (pluviais) é só fazer projetos, ir buscar o dinheiro e aplicá-lo bem.
O Povolê: - Professor, muito obrigado pela entrevista e até a próxima.
Zagaia: - Obrigado a vocês do O Povolê pela oportunidade, e um forte abraço a todos e todas!


Entrevistador: José Paulo

DILMA COBRA REDUÇÃO DE JUROS EM BANCOS PRIVADOS

O pronunciamento da presidente Dilma no dia 30 de abril, véspera do dia dedicado á comemoração do Dia do trabalho,nao caiu no gosto das elites brasileiras, da grande imprensa, e muito menos na graça dos banqueiros, considerados a classe que mais ganhou dinheiro no Brasil desde a implantação do Plano Real no governo Itamar Franco.
Ocorre que, apos felicitar aos trabalhadores brasileiros pelo dia que no mundo inteiro são lembradas as suas lutas por mais direitos e dignidade, a presidente lembrou o movimento de crescimento econômico e social que o país vive, e cobrou que o setor financeiro fizesse a sua parte baixando os juros dos cheques, empréstimos e cartões de crédito, pois as taxas praticadas hoje pelos bancos nadam contra a maré, uma vez que a inflação esta controlada, o sistema financeiro brasileiro é sólido e com taxas menores sobraria mais dinheiro nas mãos dos trabalhadores ao pagarem menos juros.
Essa foi a gota d' água. Apesar de saberem que esta baixa é boa para todos, e cobrarem cotidianamente que o governo baixe os juros, os setores que lucram com os juros altos trataram logo de criticarem o pronunciamento de Dilma, do mesmo modo que fez a imprensa patrocinada milhionariamente com suas propagandas.
O fato é que pagando menos juros todos ganham. O trabalhador que aumenta seu poder de compra, os comerciantes que passam a vender mais, e as empresas que terão de aumentar sua produção. Oprimeiro passo foi dado,falta agora reduzir os impostos.


                                                                                                                       O POVOLÊ

Pe. MESSIAS COMPLETA 20 ANOS DE SACERDÓCIO!

Quem não se sentiria orgulho de completar 20 anos de trabalho? De poder ver o quanto conseguiu com seu esforço, ter uma casa, educar os filhos ser reconhecido....
Agora imaginem quanto mais nobre é poder completar estes 20 anos a serviço de Deus, da luta pela dignidade humana, da oferta sincera e caridosa de uma palavra de conforto, de um conselho revigorante, de uma presença fraterna. Essas são as qualidades deste homem de Deus, nosso querido Pe. Messias. PARABÉNS!!!
O Povolê

CURSOS OFERECIDOS PELO SENAR EM XINGUARA E REGIÃO DESCUMPREM ATO CONSTITUCIONAL.



Todos os cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) são fomentados e mantidos com dinheiro público federal. Desde desembro de 1991 a lei nº 8.315. diz que: "Os recursos são oriundos do fundo de previdência social. Que garante 2,5% sobre o montante".                                    
Na mesma lei, diz que; Art.01 - (...) o serviço nacional de aprendizagem rural (SENAR) tem o objetivo de organizar, administrar e executar em todo território nacional, a formação profissional rural e a promoção social do trabalhador.
Na referida lei, consta ainda que, devem ser instalados e mantidos centros de formação e promoção social, do trabalhador rural.
Os referidos centros devem ser mantidos pelas instituições como: Sindicato Patronal, Cooperativas e outras, ou podem ser dirigidas pelos próprios trabalhadores rurais.

PONTO VISTA.

Notamos que as ações realizadas pelo SENAR em Xinguara e em algumas cidades da região não estão tendo características sociais e econômicas adequadas, por se tratar de ações isoladas, que nem sempre traz um resultado aos participantes, e na grande maioria ferem o que esta dita no ato constitucional.
Pelo que temos pesquisado não existem os referidos centros de ensino como propõe a lei. Outro ponto seria que a promoção social destes cursos deveria ser feita em ações continuadas junto aos pequenos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

EM QUESTÃO.

Ficam aqui algumas interrogações, por que estes cursos que recebem dinheiro público federal não são divulgados com a marca de seus parceiros?
Por que somente membros dos sindicatos patronais estão autorizadas?
O principal ponto é: por que os trabalhos desta entidade ganham evidência em período eleitoral, e sua divulgação está vinculada a fotos de pessoas que disputam pleitos?
Não seria o caso das próprias entidades representantes dos trabalhadores assumirem a gestão deste serviço?
                                                                                                             
      Por: Miller D'Oliveira                                                                                                                                                     

terça-feira, 8 de maio de 2012

XINGUARA: TRÂNSITO EM NOVOS RUMOS.

                                   "PROJETO AMIGOS DO TRÂNSITO"
O trânsito é hoje uma preocupação relevante das autoridades, em todo Brasil, mas, as iniciativas para mudar a realidade vivida pela população das grandes e pequenas cidades, ainda são tímidas.
A relação de respeito entre os condutores e os pedestres é escassa.
As regras são complexas, o número de veículos circulando é enorme, assim, faz-se necessário que a segurança no trânsito seja pensada como uma questão de saúde pública.
É comum ver nas pequenas e médias cidades veículos sendo conduzidos por menores, que colocam em risco a vida dos pedestres e de outros condutores; o número de lesões traumáticas é espantoso, e o número de vítimas está cada vez maior entre os mais jovens. A lei prevê punições severas para os responsáveis, mas encontrar quem esteja pagando por estes crimes na cadeia é quase impossível.
Não temos mais dúvida, é hora de investir na educação para o trânsito. É o que pensam as autoridades do município de Xinguara.
Partindo deste princípio o DMT - Departamento Municipal de Trânsito de Xinguara, está trabalhando um projeto junto à comunidade. Trata-se do Projeto “Amigos do Trânsito” que tem como objetivo socializar as informações sobre as regras de circulação, e sobre o respeito com a vida das pessoas no trânsito.
A Socialização está sendo feita com uma série de atividades junto à comunidade escolar: palestras para diretores, coordenadores pedagógicos e professores, encontros específicos com alunos do ensino fundamental, e palestras no âmbito comunitário.

                                                                                                                                          Juarez Queiroz

1° DE MAIO DIA DE REFLETIR SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO.

  No Dia do Trabalho não se trabalha. Esta homenagem ás avessas vigora em boa parte do mundo capitalista. O 1º de maio hoje é vivido por muitos apenas como mais um feriado no calendário, mas sua criação foi fruto de uma história de lutos e lutas da classe operária.
  Foi nos Estados Unidos que se consolidou o moderno significado do 1º de maio, numa série de manifestações que culminaram em tragédia.
  Em 1832, a jornada de oito horas foi a principal reivindicação das greves que estouraram em Boston na Filadélfia e em Nova York. Três décadas depois, os operários ainda lutavam pela mesma causa, tanto é que em 1869 criaram a "Liga pelas Oito Horas".
  Apesar de crescente organização da classe, as condições de vida dos trabalhadores ficaram ainda piores com a depressão econômica. Em1886 foi convocada uma greve geral para 1º de maio, usualmente o dia nacional da renovação dos contratos de trabalho. No dia 3,cerca de três mil operários que permaneciam em greve se reuniram em frente á fabrica McCormick Harvest Works, em Chicago.A manifestação, a princípio, era pacífica, mas a polícia resolveu intervir com violência. Graves incidentes deixaram um saldo de seis mortos e 50 feridos. No dia seguinte, operários anarquistas convocaram, com autorização oficial, um ato de protesto contra a ação da polícia. No meio do comício, uma bomba foi arremessada na direção de policiais q tentavam dispersar a multidão.
  O episódio desencadeou uma perseguição a líderes do movimento operário. Depois de um processo suspeito,com caráter marcadamente político,sete deles foram condenados á morte por enforcamento e outro,a quinze anos de prisão.
    A luta pela comprovação da inocência dos acusados transformou os "oito mártires de Chicago" em símbolo mundial da injustiça do Estado capitalista contra uma classe trabalhadora oprimida. Ainda mais deois que cinco deles foram,de fato,executados. O incidente americano teve influência crucial nos rumos da 2ª Internacionaldos Trabalhadores,organização criada em Paris,em 1889,reunindo representantes operários de vários países sob orientação marxista. Neste congresso, a entidade decretou o 1º de maio como Dia Internacional do Trabalho. A data nasce sob o signo da revolta e da luta.
   Em torno dela,os operários passaram a promover um grande número de atividades políticas,sociais e culturais-  comícios, greves, passeatas, poesias, peças de teatro, bailes,caricaturas etc.- canalizando a pressão pela melhoria de suas condiçoes de vida. O ponto de partida era, ainda, a necessidade de uma jornada de trabalho de oito horas, que lhes permitia oito horas de lazer e outras oito de descanso.
   Nem luto,nem luta, O 1º de maio nunca mais seria o mesmo. As décadas recentes nos afastaram do significado político que lhe deu origem. Isto se deve,por um lado,á derrocada da União Soviética e dos regimes comunistas do Leste europeu, e, por outro,ás novas formas de produção: flexível e volátil, o capitalismo globalizado disseminou fábricas por vastas regiões do planeta, articuladas pela informática e pelos meios de comunicação. Este processo desconstruiu o proletariado industrial típico dos séculos XIX e XX, disseminando a produçao industrial por vários continentes do planeta, alcançando a Àsia. Foi-se o proletariado. Sobrou o feriado.

                                                                                                                   BERNARDO KOCHER
                                                                                                                  Prof. de História da Univ
                                                                                                                     Federal Fluminence     

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ


Nesta semana, dois momentos importantes para avançarmos na nossa LUTA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA: na quinta-feira, dia 03, das 14h às 16h, na Câmara de Vereadores de Xinguara, articulado pelo Presidente Vereador Valdir da Eletrônica, a ilustre presença do Deputado Federal Miriquinho Batista, Relator do Projeto de Lei UNIFESSPA na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, para que a Comunidade Xinguararense e municípios vizinhos possam debater e conhecer o conteúdo do Projeto.
Na sexta-feira, em Marabá, no Auditório da Campus UFPA, das 8h30 às 11h30, debate e articulação regional do mesmo Projeto de Lei. A participação das entidades vinculadas à educação são fundamentais neste momento para somar forças, conhecendo melhor e contribuindo para conquistarmos este grande sonho para nossa Região Sul e Sudeste do Pará, em mais este passo importante!
Os avanços são significativos, até o final de 2012, teremos o projeto aprovado no Congresso Nacional. Em 2013, serão iniciados os passos de implantação (construção dos espaços físicos, primeira reitoria, edital de contratação dos professores e funcionários e edital de vestibulares).
Em 2014, inauguração oficial pela Presidenta da República, Dilma Roussef, em Marabá, e primeiros editais de Vestibulares! UNIFESSPA, um sonho se tornando realidade, com todas as lutas e persistências!
                                                                                                                                  O POVOLÊ

PREFEITURA DE XINGUARA LEVA PROGRAMAS SOCIAIS AOS BAIRROS



Secretaria Municipal de Assistência Social de
 Xinguara, SMAS, trabalha com dezenas de
 programas, dispAonibilizando centenas de ações, com os serviços sociais executados em sintonia com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.
A primeira Ação Itinerante de 2012, aconteceu no último dia 19 no Setor Tanaka, um dos bairros mais populosos da cidade.
Foram realizados mais de trezentos atendimentos com os mais diversos serviços prestados em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação.
Os moradores puderam participar de palestras educativas sobre direitos da mulher, saúde da família, valores comunitários, e acompanhamentos de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade no convívio social da comunidade.
Várias carteiras de trabalho foram emitidas como um incentivo ao primeiro emprego formal. Os adolescentes que participam do Núcleo Araguaia (Antigo PETI) brilharam no momento cultural com uma belíssima apresentação de Capoeira.
No próximo dia 19 será a vez do bairro Jardim Mariazinha, as atividades do itinerante Social, serão realizadas a partir das 08 horas da manhã na Escola Clementina Natal.

                                                                                                                                         Juarez Queiroz

segunda-feira, 7 de maio de 2012

OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO EM FLORESTA CONTINUAM, MAS SEM QUALIDADE.

Após seis meses da pavimentação de algumas ruas com bloquetes no Setor Vila Nova, já era visível a deterioração dos mesmos. Com o início do período chuvoso as peças literalmente derreteram, deixando a trafegabilidade comprometida, seja por parte dos carros, das motos, como também dos caminhões que transportam o abacaxi da região para todo o Brasil.

O trabalho de pavimentação que após o Setor Vila Nova prosseguiu na Av. Orlando Mendonça, no centro da cidade, não apresentou melhora na qualidade dos serviços, pois as peças utilizadas no calçamento da avenida onde ficam o Colégio Monsenhor Augusto, a Câmara Municipal, vários Pit Dogs, a Praça do Produtor Rural, e que leva ao Centro Cultural do Município, são de péssima qualidade como aquelas utilizadas na obra citada acima. Assim, mesmo antes de ser concluída a obra da Av. Orlando Mendonça, já se pode perceber que em alguns pontos os bloquetes estão esfarelando, isso implica em perca de material, tempo e transtornos à população que além da expectativa por retomar sua rotina de circulação pela via, vê o dinheiro proveniente de seus impostos ser mal aplicado nestas obras.

No Setor Vila Nova a Prefeitura Municipal começou na segunda quinzena do mês de março, o trabalho de reposição de algumas peças, o que não deu certo, uma vez que depois de alguns dias mudaram a tática, e resolveram substituir todas. O trabalho é lento e ainda não se sabe da sua qualidade, o que se vê é o grande número de entulhos das peças retiradas.

A população espera confiante que dessa vez o trabalho no setor Vila Nova seja entregue logo, e que tenha qualidade.

Nos últimos dias a população se assombrou, um carro de som equipado com uma televisão telão, rondava a noite pelas ruas da cidade, desviando-se dos buracos, informando a população das obras reslizadas pela atual administração. Em Dvd a gravação mostrava a locutora falando da constução do prédio para implantação da agência do Banco do Brasil no Município de Floresta do Araguaia, só que o dito prédio é o galpão da Feira Coberta construido há mais de vinte anos, quando Floresta ainda era distrito de Conceição do Araguaia.

Quanto aos bloquetes ao longo da Av. Orlando Mendonça, espera-se que também sejam totalmente recuperados e com qualidade, pois na altura do Lagartão Dog já foi trocado por duas vezes e nunca com cimento suficiente para suportar o tráfego por mais de 60 dias.

Uma das coisas que a população de qualquer cidade mais deseja são obras de pavimentação, entretanto, as que tem sido feitas em Floresta do Araguaia, tem se mostrado um exemplo da má aplicação dos recursos públicos, oriundos da pesada carga de impostos que todos pagamos.
Edson Batata


PROJETO VALORES HUMANOS

O PROJETO VALORES HUMANOS foi idealizado pela comunidade escolar devido aos constantes conflitos gerados, muitas vezes, pela ausência de valores humanos tão necessários a uma convivência social sadia e harmoniosa.
Para a concretização desse projeto foram trabalhados valores como: respeito, honestidade, amizade, responsabilidade, dentre outros. O projeto teve a duração de aproximadamente 2 meses. Houve um dia (11/04) reservado para a socialização dos trabalhos realizado em cada sala de aula. Os alunos materializaram o que vivenciaram ao longo do projeto através de corais, dramatizações, coreografias, arrecadação de cestas básicas, jograis...
O envolvimento dos alunos nas atividades foi surpreendente, percebíamos o entusiasmo dos mesmos ao longo desse período, sobretudo no dia das apresentações.

quarta-feira, 2 de maio de 2012


Parabéns! Trabalhador e trabalhadora

Parabéns! Trabalhador e trabalhadora do mundo.
Antonia, José e Raimundo e todo nome que há.

Quero aqui parabenizar pela sua bravura.
Apesar da vida dura você existe em sorrir.

Parabéns por construir com a força de suas mãos:
avião, prédio, carrão e não poder possuir.

Parabéns! Pelos seus calos e sua vida apertada.
Estamos na mesma estrada, pisando no mesmo chão.

Parabéns por saber quanto custa a sua parte.
Da sua força e arte, surge a nossa produção.

Manoel Serafim (Zagaia - Poeta)

domingo, 22 de abril de 2012

Favor versus Cidadania


Quando me mudei para essa rua, era de chão batido.
Vinte anos se passaram, eu já estou desiludido.
Todo prefeito que entra, não cumpri o prometido.

A rua tinha buracos, agora é uma cratera.
A força da corrupção conseguiu rachar a terra.
Há mais de 20 anos, o mesmo grupo governa.


Quando procuro o hospital, não consigo atendimento.
Na recepção me tratam, pior do que jumento.
Parece que é combinado, o discurso em juramento.
Se for amigo do prefeito, não tem questionamento.
Se for amigo do vereador, coloca logo pra dentro.

A escola ainda é a mesma de 20 anos trás.
Nunca recebeu reforma e está feia demais.
A tecnologia avançou e ela ficou pra trás.

As salas são quentes não tem ar condicionado.
Mas, o gabinete do prefeito tem ar refrigerado.
O quadro ainda é o mesmo está todo rachado.
Data-show só na empresa que ele tem ao lado.

Como as feras têm rádios e canal de televisão.
Fica vendendo a todos, pacotes de ilusão.
O povo é engolido pela comunicação.

E vai perdendo a noção do que é cidadania.
O direito, que é de todos, vira favor e tirania.
Só quem é amigo do rei, recebe benfeitoria.

O eleitor vai sendo enfeitiçado, com essa falação.
O povo vai emburacando, feito minhoca no chão.
Para quebrar esse encanto, vamos ter que dizer não.


Zagaia - Poeta