O
trânsito é hoje uma preocupação relevante
das autoridades, em todo Brasil, mas,
as iniciativas para mudar a realidade vivida pela população
das grandes e pequenas cidades, ainda são tímidas.
A
relação de respeito entre os condutores e os pedestres
é escassa. As regras são complexas, o número de veículos circulando é enorme, assim, faz-se necessário que a segurança no trânsito seja pensada como uma questão de saúde pública.
É comum ver nas pequenas e médias cidades veículos sendo conduzidos por menores, que colocam em risco a vida dos pedestres e de outros condutores; o número de lesões traumáticas é espantoso, e o número de vítimas está cada vez maior entre os mais jovens. A lei prevê punições severas para os responsáveis, mas encontrar quem esteja pagando por estes crimes na cadeia é quase impossível.
Não temos mais dúvida, é hora de investir na educação para o trânsito. É o que pensam as autoridades do município de Xinguara.
Partindo deste princípio o DMT - Departamento Municipal de Trânsito de Xinguara, está trabalhando um projeto junto à comunidade. Trata-se do Projeto “Amigos do Trânsito” que tem como objetivo socializar as informações sobre as regras de circulação, e sobre o respeito com a vida das pessoas no trânsito.
A Socialização está sendo feita com uma série de atividades junto à comunidade escolar: palestras para diretores, coordenadores pedagógicos e professores, encontros específicos com alunos do ensino fundamental, e palestras no âmbito comunitário.
Juarez Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário