domingo, 18 de dezembro de 2011

Morre Manelão – O poeta do Araguaia

No Sábado (10/11), em Conceição do Araguaia, os amigos e admiradores foram surpreendidos e entristeceram-se com a morte de Manoel Martins de Almeida. Manelão, como era conhecido artisticamente, pode ser definido como sendo a essência da humildade, sempre de pé no chão e envolvido nas lutas populares.
Ator de várias canções e poesias, nas quais cantava a vida em torno de Araguaia e as lutas populares por melhores condições de vida. Era também um ser de uma espiritualidade muito profunda, por isso transmitia sempre uma sensação de ternura e paz. Talvez por isso, várias de suas poesias tenham como características a universalidade e atemporalidade.
Os amigos passaram a noite do Sábado para o domingo em vigília. A missa foi celebrada por Dom Dominique em conjunto com vários padres. Frei Henri também esteve presente. A missa começou com uma canção de autoria do próprio Manelão – Filho da Liberdade e foi encerrada com a música Madrugada também dele.
O artista Isaú Luz, amigo desde o colegial, um dos que juntos com Manelão ajudou a realizar os primeiros festivais de canções de conceição o JCA (Juventude Construindo o amor), vez uma homenagem emocionante. A Esposa do Poeta, Marlene, juntos com os filhos também prestaram homenagem. Depois o artista foi sepultado no cemitério local, na tarde do domingo 11 de Dezembro de 2011.
A visita da cova foi realizada na sexta-feira (16/11) de 2011, às 16h e 30min e a Missa às 19h na capelinha.   
Santo Serafim (Zagaia)

2 comentários:

Soraia Sousa Leal disse...

Para muitos foi uma grande inspiração de vida e testemunho de fé. Para mim, foi um grande amigo... Serei sempre grata. O meu eterno amigo...

Soraia Sousa Leal
estudante do 7ºperiodo de S.S.
30 de maio de 2012

Anônimo disse...

eu me sinto realizado por ser seu contemporanio e primo,pude compartilhar muitos momentos de alegria.

Postar um comentário