Foto: J. R. Rodrigues |
Nas estatísticas da FIRJAN, divulgada em no final de 2011, Xinguara é o 7º, no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal no Pará. Um fato impressionante, se levarmos em consideração a posição de Redenção que apareceu em 29º na pesquisa. Nacionalmente a distância entre Xinguara e Redenção é ainda maior, pois Xinguara ocupa a posição 2603º e Redenção 4129º, com relação aos 5.564 municípios existentes no país. Por causa disso, há muita gente falando que Redenção já perdeu o status de Cidade Pólo do Sul do Pará.
Isso mostra que atuação do poder público municipal influencia consideravelmente no desenvolvimento da cidade. No caso de Redenção, a atuação dos últimos governos municipais tem sido tímida e isso influenciou consideravelmente o desenvolvimento municipal. Aliás, Redenção praticamente só tem contado com o trabalho do seu povo para se desenvolver.
O índice FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), funciona como se fosse um medidor da eficiência da atuação dos prefeitos municipais. Para isso, a FIRJAN desenvolve e coordena - estudos, pesquisas e projetos para orientação de investimento e ações de promoção industrial, nos municípios dos estados brasileiros.
Para atingir essa finalidade a federação criou o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) que é um estudo anual para acompanhar o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Feito, apenas, com base em dados estatísticos públicos oficiais, disponibilizados pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Para entender o indicador é simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da cidade, por exemplo, Xinguara apareceu na pesquisa de 2000 com 0,5172 e na pesquisa de 2011 com 0,6475. Portanto, em 2011, o índice melhorou e se aproximou mais da nota máxima.
Os interessados em conhecer a tabela completa, fazer comparações com as estáticas de anos anteriores e se orientar, a fim de fazer seus empreendimentos futuros, basta entrar no site: www.firjan.org.br
Manoel Serafim (Zagaia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário