sábado, 14 de maio de 2011

Osama Bin Laden é morto por tropas Americanas



Osama Bin Laden, líder da Al Qaeda, foi morto em 1ª de maio.  A sua morte silenciou seu pais natal - Arábia Saudita e diversos países do Golfo. Do outro lado, Nos Estados Unidos da América, houve várias comemorações. A foto ao lado é da Times Square em Nova York, uns dos pontos, onde a multidão se reuniu para ouvir, por meio de um telão, o anuncio de Barak Obama sobre a morte de Osama Bin Laden.
Osama era considerado o mais odiado inimigo dos Estados Unidos, Principalmente depois que se declarou como sendo responsável pelo atentado que derrubou as torres gêmeas em 11 de Setembro de 2001.
A partir de então, passou a ser o terrorista mais caçado pelo serviço de Inteligência americano. A caçada durou 10 anos e no domingo de 1ª de maio chegou ao fim.
Os jornais do mundo todo, baseados em informações dadas pela equipe que abateu Osama, falam que a operação durou aproximadamente 40 minutos. Bin Laden foi morto, segundo os americanos, com um tiro na cabeça, na sua mansão aos arredores de Islamabad. Na operação, também morreram uma mulher e quatro homens, sendo um deles, filho de Osama.
A ordem do presidente dos Estados Unidos para atacar a mansão de Bin Laden foi dada na sexta – feira (29/04), mas só foi realizada no domingo, justamente quando o mundo estava comemorando o dia do trabalhador e o povo Americana em festa.
O que também chama a atenção é fato do corpo de Bin Laden ter ficado sob custódia dos Estados Unidos, mesmo não sendo americano. No primeiro momento, se pensava que os americanos, de posse do corpo, fossem mostrá-lo ao mundo todo. Ao invés disso, realizaram uma cerimônia islâmica com o corpo e depois jogaram no mar.
Várias análises podem ser feitas desses fatos. Os americanos, não mostrando o corpo, deixam margens para dúvida sobre a morte ou, pelos menos, da real data da morte de Bin Laden. O EUA é de fato poderoso e prepotente, a ponto de colocar sob custódia um corpo que pertence a outro país, sem que ninguém questione o fato. Não estamos falando aqui de Bin Laden terrorista que cometeu atos bárbaros, estamos falando da soberania de um país. Será que do jeito que os Americanos agiram, não vão criar mais ódio entre eles e o povo mulçumano e conseqüentemente mais terror, guerras e mortes?
Uma pergunta que fica: Por que só matar o Bin Laden em uma data comemorativa mundial?  Será que isso não foi uma jogada de Marketing. Alguém tem dúvida?
Se de fato o corpo foi jogado no mar, a intenção certamente é não fazer da catacumba de Osama Bin Laden, um local de peregrinação para os seus seguidores. De qualquer forma, essa história ainda terá inúmeros capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário