Tirar a Carteira de Habilitação em nossa região, é, há muito tempo, uma tarefa extremamente penosa e cara. Dos 15 municípios que compõem o Sul do Pará, em apenas 7 existem escritório do Detran, os Ciretrans. Estas unidades municipais tem poderes limitados o que impede os usuários de resolverem todos os problemas em seu próprio município. Nos Ciretrans podem ser solicitados serviços relacionados a veículos, e também podem ser montados os processos de Habilitação, os exames teóricos e práticos podem ser feitos em Conceição do Araguaia e Redenção, e os exames médicos, psicotécnicos somente em Redenção que é a sede do órgão na região.
A realidade é a seguinte, dos 15 municípios do sul, 8 não possuem cobetura dos serviços do Detran, e dos 7 que possuem, 5 não prestam todos os serviços, o que significa que somente 1 tem condições de atender plenamente aos usuários. A consequência disso é a alta concentração de pessoas na unidade de atendimento de Redenção, pois elas vem em busca dos serviços que não são prestados em seus municípios. Resultado, pessoas que chegam no dia anterior ou na madrugada e dormem na fila para conseguirem pegar a senha e garantir o atendimento, pois o número de senhas é limitado, correndo-se o risco, inclusive, de não ser atendido no mesmo dia e ter que voltar depois.
![]() |
Agência Regional do Detran - Redenção/Pa |
Do ponto de vista do usuário isso é um escândalo, pois no Detran todos so serviços tem preço, ou seja, nada é feito pelo órgão sem antes o cidadão pagar o boleto. Como um serviço pago o cliente deveria ser melhor atendido, mas o que se vê é o contrário, apesar do serviço ser público, pago e caro o cidadão é que tem que se enquadrar às exigências do órgão. Não bastassem as taxas, soma-se a isso o gasto que as pessoas fazem para se deslocar dos outros 14 municípios para terem acesso aos serviços que só podem ser feitos em Redenção.
No que se refere a administração do órgão, tivemos informação que o ex-diretor havia solicitado que Bancas Itinerantes fossem aos municípios, para que os exames pudessem ser feitos nas localidades, mas para isso acontecer precisaria de vontade política do comando do órgão em Belém.
Hoje temos a vantagem dos documentos serem expedidos em Redenção, o que deu agilidade ao acesso aquilo que antes poderíamos esperar por até um mês, mas o que precisamos mesmo é que o Detran amplie sua prestação de serviços aos demais municípios, e modernize sua gestão como por exemplo no Rio de Janeiro, Goiás e Tocantins onde várias clínicas são credenciadas pelo órgão, permitindo ao usuário escolher o local e o horário em que vai fazer os exames na própria cidade onde mora, sem ter que perder dia de trabalho, e nem gastar dinheiro com trasnporte, alimentação e hospedagem em outros municípios apenas para fazer um exame como é o caso do Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário