Foto: J. Rodrigues |
Foto: J. Rodrigues |
Sábado (26/11), por volta das 15 horas, uma carreta carregada de carne ficou enganchada na ponte que foi improvisada para substituir a ponte principal em reforma na PA 287, sobre o Rio Arraia. Mais ou menos 20 centímetros d’água cobriam a ponte, quando o motorista tentou passar, errou o trilho e, por pouco, não teve a carreta carregada pelas fortes correntezas das águas do Rio Arraia.
Alguns caminhoneiros tentaram puxar a carreta, mas o eixo da carreta enganchada quebrou. Esse fato fez com que a operação de retirada, só ficasse possível com ajuda de um guincho.
No domingo (27/11), pela manhã, a fila de caminhões e carros pequenos já chegava a mais ou menos dois quilômetros. Por causa disso, o SETRAN autorizou a liberação da ponte principal, mesmo sem está com a reforma concluída.
O Governo do Estado, por meio do SETRAN, começou a obra de ampliação e recuperação da antiga ponte no início do verão, mas logo em seguida, retirou os operários do local. Todos que passavam pela ponte improvisada já previam a sua inundação, uma vez que ela foi construída muito abaixo do nível da água que o rio recebe no inverno. Mas a obra só foi retomada depois do início do inverno, desde então toda vez que as chuvas aumentam a ponte é submersa e filas de caminhões se formam, isolando o Sul do Pará.
Santo Serafim