Imagine uma doença que toma o corpo humano e vai fazendo com que ele seja pouco a pouco destruído. Se nosso organismo não tivesse defesa, um pequeno resfriado poderia progredir para uma tuberculose ou uma pneumonia.
Mas como isso acontece?
Um vírus ou uma bactéria quando tomam um organismo se alimentam dele, até que não haja mais nada a ser consumido. Por um determinado período, desfrutam de grande fartura, se proliferam intensamente até que seu hospedeiro seja completamente destruído. A ironia de tudo isso é que ao destruírem sua fonte de nutrientes, eliminam também a possibilidade de continuarem VIVOS.
Assim são os seres humanos. Sua relação com os recursos naturais existentes no Planeta Terra acontece como a de um vírus que toma um organismo levando-o à morte. Utilizamos tudo o que podemos como se a natureza fosse existir sempre...
Damos descarga, ligamos o chuveiro ou a torneira, como se a água nunca pudesse acabar.
Deixamos comida sobrar no prato e jogamos no LIXO o que sobra na panela, como se a terra pudesse produzir infinitamente, ou como se isto que temos de mais não faltasse na mesa de outros.
Todas as caixas, garrafas, sacolas, pilhas, restos de óleos (de casa, ou das fábricas e oficinas), de papéis, são simplesmente transformados em lixo e lançados na natureza como se fossem inofensivos, e assim vamos destruindo nossa casa até o momento em que nós mesmos não teremos condições de vivermos nela.
Vivemos num tempo em que não podemos mais agir assim. Devemos fortalecer a consciência que os seres humanos e o planeta são coisas diferentes, mas interligados, como uma mãe que leva o bebê no ventre.
Assim como não jogamos fora uma roupa, um calçado ou um móvel que não nos serve mais, devemos fazer o mesmo com as coisas que utilizamos em nosso dia-a-dia.
Veja o que você pode fazer:
= Caixas, garrafas de refrigerante, de óleo, de detergente, água sanitária, xampu, cremes em geral, latas de alumínio devem ser separadas e destinadas à reciclagem. A prefeitura de Redenção NÃO FAZ coleta seletiva, mas em nossa cidade há bastante gente que passa pelas ruas recolhendo esse material, e estão ganhando a vida com a reciclagem.
= Sacolas de mercado podem ser utilizadas para armazenar o lixo doméstico, e como às vezes acumulamos muitas em casa podemos doá-las aos feirantes. O ideal mesmo é substituirmos por sacolas de fibra, pois podemos utilizá-las várias vezes diminuindo a utilização de recursos naturais e a poluição do meio ambiente.
= Latas e metais diversos: ferro, alumínio, cobre também devem ser encaminhados para a reciclagem.
= Restos de óleo de cozinha devem ser colocados em garrafas de refrigerante e doados a quem costuma fazer sabão em casa. Além de ter alto poder de limpeza é bom para o meio ambiente. Cada litro de óleo polui 1000 litros de água.
= Restos de comida podem ser reaproveitados para alimentar animais de criação, ou mesmo para fazer adubo doméstico.
= Quanto a água, esta deve ser utilizada sempre com moderação, pois é o bem mais precioso que temos e também o mais caro.
Caso você queira colaborar, não jogando fora material que pode ser reciclado e não saiba para onde enviar, converse com algum aluno do ensino médio da Escola Palma Muniz ou dos 3º anos da Escola Deuzuíta, pois estas escolas estão desenvolvendo o POEMA: Projeto Escola Educação e Meio Ambiente.
Precisamos mudar de atitude. Deixarmos de agir como parasitas, pois a Terra apesar de forte, tem um limite. Somos BILHÕES de humanos, e de nós depende a vida da Terra e a vida na Terra.
Prof. José Paulo
Lopes Monteiro.
Filósofo
Nenhum comentário:
Postar um comentário