Nenhuma pessoa pode ter uma vida tranquila e saudável e desenvolver bem as suas habilidades sem motivação e, principalmente sem auto- estima elevada. O que acontece na nossa vida está intimamente ligado ao que pensamos e ao que sentimos. Tente melhorar a sua auto-estima e com certeza terá mais coragem para enfrentar os desafios que a vida apresenta.
Pode- se dizer que a auto-estima é a capacidade de sentir a vida e de se dar bem com ela. É a confiança que temos em nós mesmos, em enfrentar problemas do dia-a-dia e de que somos merecedores de tudo de bom que ocorre na nossa vida.
Já a motivação controla a direção do comportamento. Em outras palavras, é o que nos leva à ação, o nosso impulso interno, vamos dizer assim. Aliada com a auto-estima, a motivação permite que tomemos decisões, para sair dos problemas e faz com que tomemos um rumo nas nossas vidas.
Infelizmente, nem todos tem uma auto-estima elevada e motivação. Muitos vêem as próprias vidas somente pelo lado negativo. É lógico que coisas ruins acontecem todos os dias na vida de todos. Há muitas situações que fazem com que nos sintamos meio deprimidos. Mas a auto-estima consiste no esforço de perceber como os problemas podem ajudar e o que fazer para ultrapassá-los.
Alguns hábitos podem fazer você começar a mudar o seu pensamento, elevando a sua auto-estima e motivação. Você pode começar a viver mais atento ao que acontece ao seu redor. Às vezes, do jeito que vivemos, passamos a agir de maneira automática e acabamos fazendo da nossa vida uma chata rotina. Podemos perceber esta atitude quando chegamos em casa e nem lembramos do caminho que fizemos. Portanto, aprender a fazer as coisas com gosto, vendo as coisas boas e estar aberto a novas informações é viver conscientemente, é estar feliz com a vida que tem.
Ter auto-aceitação também é crucial. Críticas (sejam nossas ou dos outros) são bem vindas, mas não se martirize por causa delas. Senso de responsabilidade também ajuda, já que deixamos de culpar os outros pelos nossos próprios problemas e erros. Somente assumindo a nossa culpa é que podemos avaliar o que fizemos e, assim, mudar o que aconteceu de errado. Auto se afirmar também é super importante. Saber reconhecer e respeitar seus próprios valores e os dos outros é imprescindível para uma boa convivência consigo e em sociedade.
Aproveite a mudança de pensamento e trace planos com prazo de obtenção dos mesmos. Faça o máximo que puder para consegui-los, mas sempre tenha em mente que se não conseguir, isso não vai ser o fim do mundo. Você pode fazer novos planos.
Aprenda a dizer a verdade, a honrar compromissos e a servir de exemplo. Você não precisa ser 100 % correto, mas faça o melhor que puder com um sorriso no rosto.
A sua casa é o seu lar e é onde você deve ter harmonia. Para conseguir isto, só deixando tudo em ordem. Por sua casa em ordem permite que você coloque seus pensamentos em ordem. Então, mão na massa, abra as janelas e portas, deixe o sol entrar, jogue fora ou doe o que não usa mais e faça uma boa limpeza. Cansa, mais é saudável.
Além de harmonizar a sua casa, harmonize também o seu organismo. Aprenda a comer de maneira saudável, calmamente e sem falar ou pensar em problemas. Faça exercícios físicos regularmente. Mas somente cumprir estes conselhos não faz com que você preste atenção em você mesmo. Repare nos tipos de pensamentos que você anda tendo e mude-os se eles forem negativos. Repare, também, nos seus talentos e habilidades. Naquilo que você é bom, aproveite para praticar e melhorar.
Tire tempo para você mesmo. Medite, pense, coloque a cabeça em ordem e cresça espiritualmente e pessoalmente. Aceite os desafios que a vida lhe apresenta, mas lute para vencê-los, mas sempre respeitando os outros e a si mesmo. Invista em você, estude, se capacite, cada dia que passa o mundo está buscando pessoas qualificadas, não se acomode.
Por último, passe a contemplar e respeitar a natureza. Ore e converse com Deus, Ele criou tudo que existe e da maneira mais perfeita. Inclusive VOCÊ. Portanto, agradeça o que há de bom na sua vida e no seu mundo.
JANAINA DO VALE LOPES
Psicóloga
Especialista em Psicologia Clinica
na perspectiva Gestalt Terapia