sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Sem preconceito – ninguém é melhor do que ninguém

Poeta - Zagaia (Manoel Serafim)
Foto: J. R. Neves.

Todo mundo vive com sua ilusão
que lhe acalenta o coração.
Certeza ninguém tem mesmo de nada.
Então, a ilusão é uma ideia ancorada.

Ninguém tem certeza do vem por essa estrada.
Por isso é que se busca uma ideia encantada
Há quem cria o seu próprio encantamento.
Há que busca seguir um regimento.

Se você vai busca certeza em religiões
Não critique aos outros que tem outras paixões.
Não tem problema são formas de expressão.
Há várias maneiras de aguentar a pressão.
A única missão que vale apena nessa vida.
É ser feliz e dá felicidade alguém.
Isso significa lutar contra o preconceito.
E por todos ter respeito.

Você pode se achar um ser superior.
E para muito provocar dor.
A história vai te julgar.
E as contas você vai pagar.
Assim como Hitler pagou.

O importante é sem feliz.
O importante é está bem.
Ninguém é melhor do que ninguém.



domingo, 18 de dezembro de 2011

Quanto custará a reforma da “Praça dos Coqueiros”?

Foto: J. R. Neves.
Praça fechada para reforma na Av. Brasil em frente a CX.

A quadra em frente à Caixa Econômica foi fechada pela prefeitura há alguns meses, o objetivo, provavelmente, é dá continuidade às reformas que vêm acontecendo nas quadras que compõem a Praça do Mogno. A primeira foi apelidada pelos populares de “Praça do Capim” e a segunda quadra, fechada para reforma, já foi apelidada de “Praça dos Coqueiros”. O apelido dado se deve ao fato de ali terem sidos plantados alguns pés de palmeiras. Pura criatividade do povo.
O fato da prefeitura não ter colocado nem uma placa informando o custo da praça, o tempo de duração e a empreiteira responsável pela obra, como a lei determina. Tem levado à população redencense levantar alguns questionamentos.
Os mesmos questionamentos foram levantados sobre a construção da “Praça do Capim”. O povo só ficou sabendo do valor da obra, porque o vice-prefeito Gervásio Camilo, em uma audiência pública realizada na tarde do dia 20 de outubro de 2011, na Câmara Municipal, resolveu fazer uma série de denúncias contra o seu par - o prefeito Wagner Fontes. Sobre o Custo da Praça, o vice-prefeito disse: - “Foi gasto 950.000,00 (Novecentos e cinquenta mil reais) só naquela praçinha ali.” Ainda segundo o vice-prefeito ele só conseguiu a informação, porque o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) deu um cd para ele, com a prestação de contas do Município de Redenção do biênio 2009/2010.
Com esse dinheiro daria para comprar: uma moto niveladora nova (patrol) e dois tratores agrícolas com lâmina. Imagine quantas ruas e estradas vicinais dariam para ser recuperadas com essas máquinas no município de Redenção.
Santo Serafim

Morre Manelão – O poeta do Araguaia

No Sábado (10/11), em Conceição do Araguaia, os amigos e admiradores foram surpreendidos e entristeceram-se com a morte de Manoel Martins de Almeida. Manelão, como era conhecido artisticamente, pode ser definido como sendo a essência da humildade, sempre de pé no chão e envolvido nas lutas populares.
Ator de várias canções e poesias, nas quais cantava a vida em torno de Araguaia e as lutas populares por melhores condições de vida. Era também um ser de uma espiritualidade muito profunda, por isso transmitia sempre uma sensação de ternura e paz. Talvez por isso, várias de suas poesias tenham como características a universalidade e atemporalidade.
Os amigos passaram a noite do Sábado para o domingo em vigília. A missa foi celebrada por Dom Dominique em conjunto com vários padres. Frei Henri também esteve presente. A missa começou com uma canção de autoria do próprio Manelão – Filho da Liberdade e foi encerrada com a música Madrugada também dele.
O artista Isaú Luz, amigo desde o colegial, um dos que juntos com Manelão ajudou a realizar os primeiros festivais de canções de conceição o JCA (Juventude Construindo o amor), vez uma homenagem emocionante. A Esposa do Poeta, Marlene, juntos com os filhos também prestaram homenagem. Depois o artista foi sepultado no cemitério local, na tarde do domingo 11 de Dezembro de 2011.
A visita da cova foi realizada na sexta-feira (16/11) de 2011, às 16h e 30min e a Missa às 19h na capelinha.   
Santo Serafim (Zagaia)

Xinguara é a 7ª no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e Redenção a 29º

Foto: J. R. Rodrigues

Nas estatísticas da FIRJAN, divulgada em no final de 2011, Xinguara é o 7º, no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal no Pará. Um fato impressionante, se levarmos em consideração a posição de Redenção que apareceu em 29º na pesquisa. Nacionalmente a distância entre Xinguara e Redenção é ainda maior, pois Xinguara ocupa a posição 2603º e Redenção 4129º, com relação aos 5.564 municípios existentes no país. Por causa disso, há muita gente falando que Redenção já perdeu o status de Cidade Pólo do Sul do Pará.
Isso mostra que atuação do poder público municipal influencia consideravelmente no desenvolvimento da cidade. No caso de Redenção, a atuação dos últimos governos municipais tem sido tímida e isso influenciou consideravelmente o desenvolvimento municipal. Aliás, Redenção praticamente só tem contado com o trabalho do seu povo para se desenvolver.  
O índice FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), funciona como se fosse um medidor da eficiência da atuação dos prefeitos municipais. Para isso, a FIRJAN desenvolve e coordena - estudos, pesquisas e projetos para orientação de investimento e ações de promoção industrial, nos municípios dos estados brasileiros.
Para atingir essa finalidade a federação criou o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) que é um estudo anual para acompanhar o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Feito, apenas, com base em dados estatísticos públicos oficiais, disponibilizados pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Para entender o indicador é simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da cidade, por exemplo, Xinguara apareceu na pesquisa de 2000 com  0,5172 e na pesquisa de 2011 com 0,6475. Portanto, em 2011, o índice melhorou e se aproximou mais da nota máxima.
Os interessados em conhecer a tabela completa, fazer comparações com as estáticas de anos anteriores e se orientar, a fim de fazer seus empreendimentos futuros, basta entrar no site: www.firjan.org.br
Manoel Serafim (Zagaia)

Agência da Caixa Econômica é inaugurada em Xinguara

                                                                                                

Prédio da Caixa Econômica dois - Dois dias antes da Inauguração.
Na foto o Prefeito Davi e o Prof. Zagaia.
Foto: J. R. Neves

Foi inaugurada, na quarta-feira (07/12), uma Agência da Caixa Econômica Federal em Xinguara. O evento contou com a participação de representes dos movimentos populares, de representantes dos ruralistas e empresários. Além do Superintendente Regional da Caixa Econômica, Floriano Krully, o gerente geral da agência de Xinguara – Jonnilton Gomes; o prefeito de Xinguara – Davi Passos; O presidente da OAB – Rivelino Zappelon e; Merilan – Presidente da 12ª Regional do Conselho dos construtores de imóveis do Pará e Amapá. 
A instalação da agência, em Xinguara, aconteceu graça ao empenho do prefeito de Xinguara Davi Passos que desde seu primeiro mandato, tem cobrado do Governo Federal a instalação de agências da Caixa na Região e dá boa vontade da superintendência da Caixa em Atendê-lo.
Esse fato beneficiará a todos os moradores da PA 289 (São Felix, Tucumã, Orlândia, Água Azul). Pois antes da instalação da agência em Xinguara, tinham que se deslocar para Redenção, onde formavam uma enorme fila em frente à agência.
Caixa Econômica de Redenção.
Foto: J. R. Neves.
O Reporte fotográfico do “O Povolê”, José Rodrigues, esteve em frente da agência da Caixa Econômica de Redenção, na manhã da sexta-feira (09/12), dois dias depois da inauguração da agência de Xinguara, e percebeu que a fila, que costumava ser formada em frente à agência de Redenção, tinha diminuído consideravelmente.
Moradores das cidades de Rio Maria, Bannach e Sapucaia que precisam dos serviços da Caixa Econômica, também deve se deslocar para Xinguara, uma vez que são cidades vizinhas.
O Povolê

Eldorado dos Carajás comemora 20 anos de emancipação, cantado com Zezé di Camargo e Luciano

Foto: J. R. Neves

Foto: J. R. Neves
Foto: J. R. Neves

Na noite da terça-feira (13/12), O prefeito Genivaldo Dinis (PT), presenteou ao povo de Eldorado dos Carajás com o Show de Zezé di Camargo e Luciano.
Antes do show, o palco foi ocupado pelos convidados políticos do prefeito Genivaldo. O Deputado Zé Geraldo (PT) aproveitou para parabenizar ao povo, depois assinou a entrega de uma patrol (moto niveladora) para cidade e também anunciou a inclusão de Eldorado dos Carajás no PAC II, por causa disso, a cidade vai receber 10 milhões do Governo Federal para investir em saneamento básico.
O prefeito Genival anunciou a entrega de mil títulos definitivos de lotes urbanos.
A deputada Bernadete (PT) anunciou a entrega de um ônibus Zero KM para Eldorado dos Carajás.
O governador Simão Jatene enviou um representante para o evento, mas parece que o povo não gostou. Aproximadamente 30 mil pessoas, que compareceram ao evento, vaiaram em uníssono a representação do Governo do Estado.  

Márcia B. Nogueira