segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PT lança pré - candidato a prefeito

No último domingo (20) diretoria e filiados do PT em Redenção se reuniram para comemoração dos 31 anos de fundação nacional do partido no Brasil. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio (SINTRACOMRRE).

Além dos quinhentos filiados do partido, em Redenção, que compareceram em massa, o encontro ainda contou com presença de convidados de outros municípios. O deputado estadual Milton Zimmer, a deputada Bernadete e os prefeitos Davi Passos, de Xinguara, e Genival, de Eldorado dos Carajás, também estiveram presentes no evento, organizado pela executiva do PT de Redenção.
As lideranças estaduais e municipais fizeram um breve histórico da luta do Partido e em seguida Lula falou, por meio de um telão, sobre a importância do fato do PT ter sido fundado por trabalhadores e do desempenho do partido nas conquistas de direitos para o povo brasileiro.
Nos discursos, todas as lideranças falaram que o partido em Redenção precisa construir a possibilidade de, no futuro próximo, ter um governo dos trabalhadores. 
Os presentes foram unânimes em apontar o nome do Professor Manoel Messias Serafim dos Santos “Zagaia” como pré-candidato a prefeito no município para 2012. Natural da Bahia, há 17 anos veio para o Pará. Fiel atuante no movimento sindical e defensor das causas sociais. Zagaia também é escritor e poeta com vários artigos publicados. Desde adolescente passou a militar no Partido dos Trabalhadores já desenvolvendo suas ações idealistas. Juntamente com sua esposa a professora Márcia Serafim, lecionam na rede pública estadual e municipal. Nas lutas em defesa dos direitos dos professores e outras causas sociais Zagaia sempre aparece como um ativista. 
Em relação à indicação de seu nome para uma possível disputa ao executivo, Zagaia disse que se sentiu honrado e que o fato da unanimidade interna no partido representa uma força à parte. “Estamos trabalhando na construção de um projeto sério que coloque em destaque a classe produtora e em especial a classe trabalhadora, e que isto traga o desenvolvimento do nosso município, deixando para traz o passado político que causou a estagnação do progresso”, finalizou o professor Zagaia.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Jornal O Povolê


“O Povolê” foi pensado para ser um espaço, em que os movimentos sociais, estudantes, professores e a população em geral possam fazer debates dinâmicos expressando suas opiniões. Além disso, pretende levar ao leitor, de forma franca, informações da Região, do Brasil e do Mundo.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Quem estreou melhor, Ronaldinho Gaúcho ou Rivaldo?



Na noite da quarta-feira dia 02/02/11, Ronaldinho Gaúcho disputou, pelo campeonato carioca, a primeira partida com a camisa do Flamengo. Antes de entrar em campo, recebeu a faixa de capitão das mãos de Leo Moura.

Correu quase nove quilômetros durante a partida. Esforçou-se muito, tomou por duas vezes a bola e cometeu duas faltas, um delas um tanto violenta.
 Ele também fez uma cobrança de falta que deu trabalho ao goleiro do Nova Iguaçu, deu toque de letra que quase termina em gol.
Quando o jogo terminou disse aos jornalistas que queria ter rendido muito mais, agradeceu a torcida e referenciou a camisa do flamengo. Parece ter agradado bastante aos Flamenguistas. “Eu, pessoalmente, gostaria de ter rendido muito mais,” falou Ronaldinho.
Já a estreia do Rivaldo teve uma recepção tímida, pois pouco mais de 14 mil torcedores compareceram ao estádio para ver “o camisa 10” do tricolor, no dia 03/02/11, às nove horas da noite, no estádio do Morumbi.
 Jogando, o trintão Rivaldo mostrou um futebol majestoso.  Fez um lindo gol, depois de dá um meio chapéu no zagueiro do Linense. Mas, a sua atuação não ficou só no gol, ele foi muito importante na Vitória de virada do São Paulo 3 X Linense 2. Durante o jogo deu muitos dribles, bateu com efeito na bola, deu passes de letras, “chapéu e caneta” nos zagueiros.
No final saiu aplaudido pela torcida tricolor.
E ai, quem jogou melhor?

O ÚLTIMO DIA DE UM EMPRESÁRIO


Mais um dia amanhecia no chique bairro do Morumbi da mega metrópole São Paulo. João foi acordado pelo alarme do despertador digital. Levantou-se apressadamente, caminhou até o banheiro, fez a barba e mais outras coisas que se faz em um banheiro. Em seguida foi à cozinha, a empregada já tinha posto o café à mesa. Depois de nutrido voltou ao quarto, escovou-se beijou a mulher e saiu.
Chegando à empresa cumprimentou os funcionários e entrou para o escritório, fechou a porta e acenou para secretária. Sentaram-se, a pauta diária estava ali, na sua frente, leu os assuntos e, logo após convocou os gerentes, subgerentes e supervisores, entregou a meta do dia para cada um deles, alguém quis fazer um comentário, no entanto foi interrompido por João que alegou ser o assunto sem importância para o momento. Era um supervisor que não estava se sentido bem de saúde e queria pedi-lhe permissão para voltar para casa. Depois de dar as ordens João pediu para os seus subordinados se apressarem.
Ficou o tempo todo cobrando resultados pelo telefone, email e mensagens de celular, logo percebeu que o dia seria lucrativo, estava certo, naquele dia foi vendido todo estoque da sua empresa de cosméticos. As vendas tinham superado todas as expectativas e, com isso, o índice de controle de venda indicou um lucro exorbitante. Pensou em dá um prêmio para cada um de seus supervisores, contudo o egoísmo falou mais alto - era um explorador - daqueles que acredita na lei do mais forte. Justificou-se pensando, se eles melhorarem de condições eu não vou poder manter suas expectativas.
Alegou-se por se achar o máximo, competente e esperto, principalmente depois que conseguiu comprar o prédio ao lado por um preço bem abaixo do mercado, e isso só foi possível devido o fato de o dono do imóvel estar com a faca no pescoço, isto é, com dividas atrasadas. Só nesse negocio, o João Competência poderia ganhar mais de 1000% sobre o capital que investiu. Para isso se concretizar, bastava esperar mais uns dias, fazer algumas reformas e vendê-lo, porém o plano dele era ampliar as suas instalações.
No final do dia, convocou seus subordinados mais diretos para uma reunião, elogiou-os. Ao fim da reunião, chamou um de seus supervisores, justamente o que tinha se saído pior nas vendas, era aquele que o João tinha negado a palavra. Demitiu-o. Disse: - Passe nos recursos humanos.  Na minha empresa não tem lugar para incompetente. – Mas chefe. – Estou sem tempo pra conversa, procure outro ramo.
Foi à garagem, ligou o carro e saiu.
 Ao chegar em sua mansão comemorou com um uísque Importado produzido a base de cevada maltada escocesa, convidou a mulher para sair, a presenteou, jantaram em um restaurante cinco estrelas. Falou de negócios o tempo todo, voltaram para casa, se preparam para o ritual sexual. Ele mexeu, suou, babou, sentiu a mulher um tanto fria, decepcionou-se, virou para o lado e dormiu. Sonhou lucrando, roncou, acordou e dormiu de novo, teve um pesadelo, sonhou que era um sapo embaixo de uma lâmpada comendo os insetos que a circulava. Tremeu, estremeceu, acordou sobressaltado, o coração disparado, foi à geladeira e rasgou mais uma caixa de calmantes, engoliu um comprimido, voltou a dormir, mas dessa vez não acordou mais, nunca mais...

Manoel Messias Serafim (Zagaia)

O povo do Egito derruba Mubarak


Depois de 18 dias de protestos, o povo egípcio conseguiu derrubar o ditador Hosni Mubarak.
Mubarak estava no poder há trinta anos e sua administração foi caracterizada  como tirânica, por tomar decisões que vinham desagradando a população do seu país como, por exemplo: repressões, perseguições e arrocho salarial.
A simbólica Praça Tahrir, no Cairo, que foi palco da maioria dos protestos durante esses 18 dias, na noite de sexta-feira para o sábado dias (11 e 12/02/11), foi transformada no maior espaço da festa popular, depois que o ditador entregou o poder ao Conselho Militar responsável pela organização de novas eleições.
A festa continuou no Sábado durante o dia com canções, danças, foguetórios, “buzinaço”. Milhares de pessoas com suas famílias, inclusive crianças festejaram a vitória da união popular.
Parabéns para a população Egípcia! Viva a força do Povo!
E os ditadores que se cuidem!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Rua continua sem ponte no Setor Santo Dumont


“O Povolê” esteve no Bairro Santo Dumont, dia 13 de fevereiro de 2011, onde há muito tempo, uma rua deixou de ter ponte.
Segundo Moradores, desde 06/06/10, a população do bairro Santo Dummont luta pela reconstrução da ponte, localizada sobre o córrego que atravessa a Rua José Pereira Lima.
Conforme conta a população local, em junho de 2010, alguns moradores revoltados com os acidentes provocados pelo péssimo estado da ponte e indignados com a falta de iniciativa do poder público, resolveram “tocar” fogo na ponte.
Logicamente sem ponte os acidentes pararam de acontecer, porém parece que o poder público resolveu pegar uma quebra de braço com a população, não atendendo a reivindicação, e até então, a rua continua sem ponte.
Já pensou se essa quebra de braço fira moda?

As Ruas de Redenção viram matagais


O fotógrafo do “O Povolê” Registrou a situação da Av. Comandante Vicente de Paula, no Setor Serrinha, no dia 15 de fevereiro.
Por causa da falta de rede captadora de água da chuva e a falta de pavimentação, a maioria das ruas dos bairros de Redenção ou foram transformadas em crateras ou em matagais.
Problemas já superados em outras cidades, em Redenção, repetem-se inverno após inverno, desde que foi emancipada.
Já pensou se o povo achar isso normal e se acomodar? Quando teremos uma cidade urbanizada?

Acidente mata Valmir Mariano o popular “Gordo do Pit Dog”


Ao colidir com sua moto em outra, por volta de 20 horas, do domingo (06/02/11), enfrente aos Correios, Valmir Mariano de Jesus, popularmente conhecido como “O Gordo do Pit DoG”, ainda foi socorrido com vida, mas infelizmente morreu pouco tempo depois.
Conhecido pela sua irreverência, alegria e descontração, Valmir Mariano teve uma infância difícil como vendedor de lanches, até conseguir montar o seu Pit Dog no Setor Serrinha.
Há muito tempo, lutava contra a obesidade, no entanto, se tornou mais uma vítima do transito caótico de Redenção.
Quando vamos ter um Trânsito humanizado nesta cidade?

Moradores tapam buraco em ponte no Setor Serrinha

O fotografo do “O Povolê” caminhava na Avenida Guilhermina Vaz, na manhã do dia 31 de janeiro, quando de repente, encontrou populares tapando um buraco na cabeceira de uma ponte. 
Ele ainda tentou uma entrevista, mas as pessoas alegavam ter medo. Este tal de medo é um sentimento curioso em Redenção. Será o fantasma da Guerrilha do Araguaia que ainda anda assombrando o povo? Ou será que o povo já se acostumou a tapar buracos sem reclamar? 
De qualquer forma, a imagem fala por si.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cavalos e éguas pastam na Avenida Santa Tereza


No dia dois do mês de fevereiro de 2011, o fotógrafo do “O Povolê” fotografou cavalos e éguas pastando na Avenida Santa Tereza.
O passeio desses animais, por uma das avenidas mais movimentada de Redenção, é preocupante, uma vez que pode aumentar o risco de acidentes graves de trânsito.  Já imaginou as consequências para a vida das pessoas ao bater com o seu veículo em um cavalo?
Alguém, responsável pelo urbanismo da cidade por direito, pode tomar providências, por favor!
“O Povolê” agradece!